Quando procurar um Advogado especializado em Direito Previdenciário?
- Isabella Siqueira
- 3 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Como já explicado em post anterior neste blog, a Previdência Social é um dos pilares da Seguridade Social no Brasil e tem como meio para exercer suas funçoes o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).
Ligado diretamente aos direitos sociais, o INSS apresenta diversas formas do segurado ingressar e acompanhar seus direitos ante o Regime Geral da Previdência Social de forma administrativa, sem necessitar, necessariamente, de algum mediador. A plataforma “Meu INSS”, o teleatentimento no canal 135 e os atendimentos das agências, são grandes exemplos de como a esta Autarquia tenta se colocar ao máximo disponível aos segurados.
No entanto, apesar de disponível e acessível, nem sempre o ingresso sem o acompanhamento de um profissional adequado, conhecedor das leis e dos melhores posicionamentos técnicos e estratégicos frente ao INSS, é a melhor solução para aqueles que precisam recorrer dos seus direitos frente a Previdência Social.
O advogado previdenciarista é aquele que detém o conhecimento técnico e busca atender, acompanhar e fiscalizar todos os atos necessários que assegurem o melhor benefício aos segurados e seus dependentes.
Importa explanar que este profissional não é só de suma importância no momento da aposentadoria, existem momentos cruciais na vida do segurado diante o INSS que contagem, carência, e argumentos técnicos podem não só resguardar como melhorar um direito.
Afinal, é do detentor do conhecimento técnico o entendimento amplo dos regramentos norteiam os direitos e as obrigações previdenciárias, as atualizações legislativas, os cálculos específicos e adequação de cada benefício e o posicionamento estratégico ante a Autarquia INSS.
E também, não só pensando no fim, mas no bom posicionamento durante o trajeto, a consulta a um profissional especializado, auxilia ao segurado da previdência social a possibilidade de se bem planejar para o futuro, com um bom planejamento previdenciário, para que o momento da aposentadoria não seja um susto, mas sim uma festa.
Atento às carências, as contribuições, ao tempo necessário para a aposentadoria, ou aos direitos que se tem para o recebimento dos benefícios, percebê-los nunca será um susto, mas sim uma consequência de um planejamento bem feito. Ou seja, ter um advogado de confiança nunca é um mal negócio, planejar-se também não.
コメント